quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

2012 no Bibliowiki

2012 foi um bom ano para o Bibliowiki.

Não só por causa dos números. Estes são razoáveis, mas já houve anos melhores. As 3581 páginas novas, que correspondem a um crescimento de 18,7%, incluem 896 livros que chegaram de novo ao wiki, 590 autores, 170 tradutores e 1436 obras, das quais 162 são romances, 759 são contos ou outras ficções curtas e 285 são artigos ou outras obras de não-ficção. Não é mau. Podia ser melhor, mas não é mau.

Mas o trabalho no wiki não se resume aos números a seco. Este último ano foi bom porque marcou o alargamento do âmbito do Bibliowiki ao Brasil e aos restantes países de língua portuguesa. Embora os dados continuem a ser dominados por edições portuguesas (e continuarão ainda durante muito tempo dada a história do site), já lá se conta um número crescente de edições brasileiras, modernas e não tanto, bem como um punhado de edições angolanas. Faltam ainda dados sobre outros países lusófonos, mas tarde ou cedo acabarão por aparecer.

O último ano também foi bom porque o wiki recebeu muito trabalho de bastidores, no sentido em que é trabalho que não se reflete necessariamente no surgimento de páginas novas. Por exemplo a verificação de dados antigos, que nem sempre são tão fidedignos como seria desejável, a mudança na forma de organização de páginas como as dos anos (por motivos técnicos de conveniência de edição), a criação de tabelas de navegação e sua implementação nas categorias que distribuem as obras por ano, a criação e implementação de uma nova forma de referenciação de tradutores nas páginas das obras traduzidas, a transformação das listas simples em tabelas com mais informação, nas páginas das coleções, e mais uma série de outros detalhes do mesmo género. É quase tudo trabalho que está a meio; há coleções que já incluem a tabela, outras ainda só têm a lista; há tradutores que estão referenciados à antiga, outros já o estão à moderna. E etc. Mas é trabalho que melhora substancialmente o site e que, em certos casos, já há muito devia ter sido executado.

Claro, nem tudo foi bom. Um sofisticado ataque de spam, no início do ano, forçou a uma alteração nas permissões de edição que restringiram o potencial de participação do público em geral. Houve ideias cuja implementação tinha sido iniciada em anos anteriores mas que se revelaram inviáveis ou demasiado trabalhosas para serem aplicadas no estado atual de evolução do site. As tabelas com as cronologias de edição, por exemplo, são bastante úteis mas uma dor de cabeça para atualizar e por isso foram postas em banho-maria até surgir alguma ideia praticável para agilizar o processo (aceitam-se sugestões). As páginas sobre os temas são outro caso de ideia suspensa porque exigem demasiado trabalho para a pouca utilidade que têm enquanto não se "enchem" e porque convém haver uma padronização prévia e clara dos temas para evitar confusões. Padronização que não existe e confusões que se verificou que iam surgindo. Portanto essas ficaram em stand-by, com a luzinha a piscar. Mas, pesando tudo, esses pequenos falhanços são mais do que compensados pelas melhorias.

Para 2013 a previsão é de mais do mesmo. Não há planos de novas mudanças de fundo, pelo menos até concluir a implementação das que foram iniciadas em 2012, mas há planos para fazer uma experiência de alargamento das possibilidades de edição (uma das coisas que tem vindo a ser feita, aliás, é a desproteção de centenas de páginas que só podiam ser editadas pelos administradores). Pode ser que o spam não reapareça. Esperamos concluir a implementação de algumas dessas mudanças, o que deverá permitir uma certa aceleração na introdução de dados novos. Mas outras, como a verificação dos dados mais antigos, devem ainda prolongar-se durante todo o ano e entrar pelo seguinte.

É que o Bibliowiki não tem uma estrutura financeira de suporte. Se a tivesse, haveria alguém a trabalhar no site a tempo inteiro. Na tecnologia, na introdução de dados, etc. Se a tivesse, certamente seria melhor do que é. Assim, as coisas melhoram, mas devagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário