terça-feira, 1 de abril de 2014

A enorme atualização de março

Movido em parte pela minha vontade de me ver livre de parte das imensas pilhas de material já identificado mas ainda por incluir no wiki, e em parte por andar de potencial linguístico demasiado esgotado pelo intenso trabalho de tradução para me permitir fazer outras coisas com alguma regularidade (trabalhar no wiki normalmente não me exige que pense muito, ao contrário de praticamente tudo o resto que faço, e isso repousa-me), o mês de março no Bibliowiki foi o mais produtivo em vários anos. Ao chegar ao fim do mês, ao fazer as contas ao que ficou para trás, constata-se que o número de páginas criadas durante esse período subiu a 828. Para comparação, em janeiro, um mês normal, tinham sido criadas 449. Pouco mais que metade.

Outras maneiras de ver estes números: em março foram acrescentados ao wiki 253 novos livros. 253 livros esses que correspondem a cerca de um quinto de todos os livros novos acrescentados ao wiki no ano passado. Sim, são 20% das novidades de um ano num só mês. Ainda mais expressivos são os números da não-ficção. Como parte significativa do que foi acrescentado ao wiki veio de revistas e fanzines, o número de novas não-ficções foi 79. Isso corresponde a mais de dois quintos da não-ficção somada ao wiki no ano passado. 44%, mais especificamente. 44% de um ano de não-ficção num só mês.

Outros números são mais baixos, mas em quase todos os casos ultrapassam significativamente as respetivas médias mensais.

E tudo indica que abril vá pelo mesmo caminho. As imensas pilhas ainda cá estão, ainda que um pouco menos imensas, e o trabalho de tradução continua intenso, embora menos. Ou seja: as condições que levaram a todas estas novidades mantêm-se só um pouco menos prementes.

Se assim for, é muito possível que ao terminar o mês de abril o número de obras presentes no wiki suba acima das 12 mil.

E pensar que tudo isto começou num site em que eu pretendia listar a FC portuguesa, e que julgava que nunca ultrapassaria umas dezenas de páginas...

Sem comentários:

Enviar um comentário