quarta-feira, 1 de julho de 2015

Projeto quantificação, primeiro mês

O Projeto Quantificação, nome pulpesco que, numa noite de insónia movida a mosquitos zumbidores, resolvemos dar à luta contra a ficção curta não quantificada, aproxima-se do seu primeiro mês e, ao reparar nisso e nos primeiros resultados, decidiu-se regularizar a renovação da lista de material pedido. O primeiro mês rendeu a informação relativa a três livros, entre os dez que estrearam este projeto; houve uma renovação parcial da lista mais ou menos a meio do mês, e houve agora outra renovação parcial. E vai passar a ser sempre assim: metade da lista será renovada quinzenalmente, por forma a que ao fim de cada mês ela o seja totalmente, com livros novos ou com livros que já nela tinham estado sem que a informação aparecesse e regressam na esperança de que ela acabe por surgir.

(Já agora, neste primeiro mês a ficção curta não quantificada caiu pela primeira vez desde há muito, muito tempo, embora ainda pouco: eram 1390 obras no início de junho, são agora 1352. A ideia é fazer este número tender para zero, mas até lá falta-nos recolher muita informação.)

Na primeira quinzena de julho, a lista é bem mais brasileira que portuguesa, com os seguintes títulos a gritar por informação: A Casa do Passado, de Algernon Blackwood, Vinte Voltas ao Redor do Sol, org. de Alfredo Keppler, Éden 4 e Outras Histórias Fantásticas, de Alexandre Raposo, Amor Vampiro, antologia organizada não sabemos por quem, Galeria do Sobrenatural, org. de Sílvio Alexandre, Contos de Horror do Século XIX, org. de Alberto Manguel e Histórias de Ficção Científica, org. de Roberto de Sousa Causo. Sete livros. Portugueses, claro, são três: Os Amantes e Outros Contos, de David Mourão-Ferreira, Fantástico no Feminino, antologia org. de Graça Morais e Pássaros que Fogem, de Veiga Miranda (que muito me espantaria se alguém tivesse em casa).

Já sabem: esta lista está e estará aqui, com as alterações que a renovação de meio do mês e a eventual chegada de informação nova aconselhem, e a forma de ajudar este projeto está detalhadamente explicada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário