sábado, 1 de agosto de 2015

Projeto quantificação, segundo mês

E eis que, ao segundo mês, o projeto quantificação, destinado ir progressivamente esvaziando a lista de ficção curta não quantificada, quantificando-a, parece ter-se implantado numa rotina que, provavelmente, o irá acompanhar até chegar ao fim. Este segundo mês já assistiu a um tombo de certo modo significativo no número de histórias que até agora não sabíamos se deveriam ser enquadradas nas novelas, nas noveletas, nos contos, nos contos curtos, nas vinhetas ou nos mini-contos. São menos 110 títulos, e estas histórias que até agora eram as segundas mais abundantes no Bibliowiki, atrás apenas dos contos, foram também ultrapassadas pelos contos curtos.

Também as renovações da lista de material pedido aconteceram nas alturas predeterminadas, a meio do mês e agora, quando ele chegou ao fim e chegou um novo, e a lista foi totalmente renovada (ainda que tenham regressado alguns dos títulos que a estrearam), sendo agora muito mais portuguesa que brasileira, contrariamente ao que tem sido hábito.

Fazem agora parte dela sete livros portugueses (ou pelo menos de que só temos por enquanto edições portuguesas no wiki) — As Cidades da Abundância, de Luís Alves da Costa, O Sorriso Enigmático do Javali, de António Manuel Venda, Os Idólatras, de Maria Judite Carvalho, Anjo Branco, Anjo Negro, de António Quadros, Contos da Solidão, de Urbano Tavares Rodrigues, Os Contos de Beedle o Bardo, de J. K. Rowling e Dissonâncias, de António Vieira — e apenas três brasileiros — Imaginários 4, antologia organizada por Erick Santos Cardoso, Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles e Um Amigo de Kafka, de Isaac Bashevis Singer.

Não me parece que esta lista venha a gerar muita informação nova, visto que boa parte dela corresponde a livros de autores que o público do fantástico (que é o público primordial de tudo o que tem a ver com o Bibliowiki) tende a ignorar, mas será com todo o gosto que me descobrirei errado a este respeito.

Para provarem o meu erro, já sabem como se faz: esta lista está e estará aqui, com as alterações que a renovação de meio do mês e a eventual chegada de informação nova aconselhem, e a forma de ajudar este projeto está detalhadamente explicada aqui.

Um grande obrigado a todos aqueles que colaboraram até agora (Silvio Golçalves, Cristina Alves e Braulio Tavares) e outro aos que ajudarão durante este mês. Serás tu, leitor?

Sem comentários:

Enviar um comentário