sábado, 17 de dezembro de 2016

Aos 10 anos, o Bibliowiki muda de cara

É difícil dizer ao certo quando o Bibliowiki nasceu.

Não por ser descendente direto de outro site, apesar de isso também complicar as coisas, mas porque o processo do seu nascimento foi gradual e nem sempre esteve onde está hoje. No início, o Bibliowiki esteve alojado numa das plataformas que fornecem gratuitamente espaço para a criação de wikis e só meses depois, confrontado com as limitações desse tipo de alojamento, tomei a decisão de o deslocar para domínio próprio em alojamento próprio.

Essa mudança teve lugar em fevereiro de 2007, mas o site nasceu antes — e há estatísticas de conteúdo que o provam, as primeiras das quais têm data de dezembro de 2006. Nessa altura, o site continha 122 obras, 69 livros, 153 autores. Não chegava a 500 páginas (hoje tem 36 mil). Era um bebé, nascido um par de meses antes. Mas já não sei quando — o site original foi apagado.

Por isso, porque são as primeiras datas concretas que existem, com o passar dos anos comecei a encarar o mês de dezembro como o aniversário do site. Todo o mês de dezembro, pois com um momento de nascimento tão vago não seria sensato tirar um dia específico da cartola.

E o que isso quer dizer é que o Bibliowiki está neste momento a fazer 10 anos.

Que melhor momento para lhe fazer uma mudança de visual?

Não ao site todo, embora também tenha havido mudanças recentes com impacto em todo o site, mas à página principal. Antes era assim:


Agora é assim:


Temos agora mais links na primeira página, permitindo uma experiência mais fluida de consulta, e uma melhor organização das várias tabelas. Também houve algumas melhorias técnicas, mas essas interessam mais a quem gere o wiki do que a quem o consulta. Espero que gostem.

Ao longo destes anos, o Bibliowiki teve 43 milhões de visionamentos. Não é um sucesso estrondoso, mas é um sucesso. Trata-se, claramente, de um site que se não existisse faria falta.

Ainda bem que existe, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário