sábado, 15 de julho de 2017

Nova página no Bibliowiki. Mas desta feita fala-se do blogue.

Resolvi fazer uma experiência com uma página aqui no blogue que, se a experiência funcionar, irá servir de guia para o trabalho que se está a fazer em cada momento no wiki. Chama-se "Tarefas em Curso", o que é um título razoavelmente autoexplicativo, e pode ser encontrada ali em cima na barra verde. Não sei se terá algum interesse para os visitantes deste blogue, sejam regulares, sejam casuais, mas para mim tem o interesse de poder recuperar facilmente o fio à meada caso alguma coisa corra mal com as largas dezenas de separadores que tenho constantemente abertos no browser só por causa do Bibliowiki. Já aconteceu. E foi uma dor de cabeça.

Algumas daquelas tarefas são de longo prazo (algumas estão, aliás, em curso há bem mais que um ano), outras são tarefas de manutenção, que também tendem a ser demoradas, outras são mais rápidas. Essas tarefas longas são, aliás, o principal motivo de haver tantas tarefas em curso: o Bibliowiki já sofre com a opção deliberada tomada há dois ou três anos de dedicar mais atenção a material mais antigo e a mais material brasileiro, que estavam ambos muito deficitários, do que a material recente e, se só me dedicasse a duas ou três tarefas de cada vez, sofreria muito mais. Só a introduzir a informação das edições da série Perry Rhodan, por exemplo, o mais certo seria demorar mais que um ano, e se me dedicasse apenas a verificar e standardizar as páginas mais antigas o wiki ficaria quase sem receber material novo durante muito, muito tempo. A única alternativa é diversificar e, diversificando, o número de tarefas abertas num dado momento, entre as quais há que andar a saltitar para que todas avancem a um ritmo minimamente razoável, aumenta significativamente.

Se isto resultar bem (pode resultar em mais trabalho do que utilidade e, se assim for, não valerá a pena mantê-la), talvez acabe por criar uma espécie de arquivo de tarefas concluídas.

A propósito: para aferir da utilidade seria interessante que quem achasse a página útil me dissesse porquê. Pode perfeitamente acontecer que alguém encontre para ela um uso que nem me passe neste momento pela cabeça. Portanto já sabem: ela tem caixa de comentários pronta a usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário